#1 Opinião - As Viagens de Gulliver

Viagens de Gulliver, A                                                                                                     
Elenco:
História Original:
        Johnathan Swift escreveu no século XVIII um romance satírico que condenava as guerras entre inglaterra e frança. No romance havia a ilha de Lilliput onde viviam pessoas minúsculas que viviam em constante guerras por motívos extremamente fúteis.

Filme:

A adaptação moderna inicia-se com Gulliver, sendo interpretado por Jack Black (Escola de Rock), com suas feições já conhecidas e caretas e atitudes mais que admiradas se repetindo. Até ai está bom. Ele aprende mais algumas lições amorosas e depois o filme desanda. A base do filme, que é a luta do personagem principal contra a descrença em si mesmo e a falta de criatividade, afunda quando o próprio roteiro nem é tão original.

Algumas cenas estão ao extremo do ridículo, um momento musical foi a única abordagem direta a crítica central às guerras do povo de Lilliput. Mas este momento não foi bom: Uma dança estranha foi executada pelo elenco com uma música que o personagem inventa, daí sabemos porque ele copiava tudo dos outros.

O filme se salva nos efeitos visuais e audiovisuais o que atrai bastante o público infantil. Mas Jack Black, nas palavras de Mau Saldanha: "Parecia estar em fim de carreira". A adaptação não foi adequada à história e a história paralela à crítica não foi nem de longe criativa. E os ensinamentos do Gulliver original se perderam na musiquinha final. Quem esperava um filme no estilo: Jack Black é Jack Black pode se decepcionar.

0 comentários: