#40 Opinião - O Lobo Atrás da Porta




Fernando Coimbra estreia seu primeiro longa metragem em vários eventos cinematográficos antes de ir para o giro comercial. E que estreia.

Em O Lobo Atrás da Porta temos um filme tipicamente policial - lembrando as confissões de criminosos dos filmes Noir - para o detetive enquanto vemos a sua história ser contada. No filme brasileiro uma criança é levada de sua escola por uma pessoa e a investigação sobre o que aconteceu de fato se desenrola durante a trama.

Com pontadas de comédia ao fim de cada frase pesadamente dramática o longa parece apaziguar a tensão para irmos esquecendo do plot principal: Onde está a garota? Ainda que esse tipo de piadas, em meio a uma cena pesada, seja simples, se torna quase um humor negro, o que deixa o clima do filme bem diferente de qualquer outro. Além disso, o que prende o espectador não é tão somente o mistério inicial, mas a relação entre os protagonistas, vividos por Leandra Leal e Milhem Cortaz.

A construção dos personagens é cadenciada, ainda que alguns dos atores (ou cenas) não contribuam para ela. Há, porém, presença de planos sem fala nenhuma carregando o ar de suspense. Coimbra soube equilibrar o filme inteiro para não levantar nem abaixar demais as expectativas do público e fez um dos poucos filmes de gênero policial em terras brasileiras de forma marcante.

Por isso passeará pelo mundo concorrendo a prêmios, um dos quais já venceu, ainda aqui no Brasil, no Festival de Cinema do Rio de 2013, levando o prêmio de melhor filme de ficção, junto com De Menor.

--

Diretor: Fernando Coimbra
Roteiro: Fernando Coimbra
Estrelando: Milhem Cortaz, Leandra Leal, Fabiula Nascimento

0 comentários: