#01 Lista - Corrupção, Honra e Protesto




No Brasil sempre se falou desses três temas, mas hoje em dia, com ajuda da mídia, desta vez interessada no assunto, e de movimentos espontâneos da população, se fala ainda mais. Para instigar um olhar minucioso sobre o assunto, indicamos alguns filmes, tanto nacionais quanto internacionais:



1 - Conflito das Águas



Conflito das Águas é um longa de Icíar Bollaín que trata de forma interessante sobre a privatização da chuva na Bolívia. Fazendo uma analogia o longa vai desenvolver sua trama através de uma equipe de cinema que procura fazer um filme sobre a chegada dos espanhóis na América, mas se vê com problemas depois do começo de uma onda de manifestações contra a privatização da chuva por parte de uma empresa de água anglo-americana.

Diretor:  Icíar Bollaín

Roteiro: Paul Laverty

Atores: Gael García Bernal, Luis Tosar, Karra Elejalde



Tatuagem nos situa no fim da década de 70, onde um jovem militar se envolve com o líder do teatro/cabaret Chão de Estrelas, que surge para desafiar a moral e os bons costumes impostos com maior veemência nesse período da história brasileira.

Diretor:  Hilton Lacerda

Roteiro: Hilton Lacerda

Atores: Irandhir Santos, Ariclenes Barroso, Sylvia Prado






Esse filme constrói um mundo inteiro num subúrbio negro americano, onde uma pizzaria é comandada por descendentes de italianos e as relações não são tão simples de entender. A cadência do longa leva a um desfecho de tirar o fôlego.

Diretor: Spike Lee


Roteirista: Spike Lee


Atores: Danny Aiello, Ossie Davis, Ruby Dee, Spike Lee

 

4 -  A Montanha dos Sete Abutres / O Abutre



A Montanha dos Sete abutres demonstra como o que é realmente preocupante pode ser tratado pela mídia, mas pelos motivos pouco caridosos. Se passa em Albuquerque, cenário recente de séries como Breaking Bad e Better Caul Saul, além disso parece um discurso sobre o próprio cinema e possui características bem diferenciadas para um filme clássico americano. Este filme deu inspiração para o recente "O Abutre", que se concentra mais no sensacionalismo da violência, uma análise do mundo por trás das câmeras "bronca pesadas" americanas.

5 - O Mercado de Notícias


Um documentário peculiar que analisa a situação jornalística brasileira se inspirando na peça The Staple of News de Ben Jonson publicada em 1631. O principal tema é o formato de produto que a notícia recebe desde o século XVII.

Um comentário:

  1. Tá faltando na bio o filósofo-amante mais cabuloso desse sertão

    ResponderExcluir