#48 - Opinião



Obama foi um presidente que vendeu uma imagem diplomática: Mais acordos, menos brutalidade. Em sua "gestão" os ataques militares eram "pontuais" e ele fez até as "pazes" com Cuba. Mas o que isso tem a ver com The Arrival?

O longa trata exatamente do diálogo. Se uma raça alienígena nos encontrar primeiro, obviamente ela será superior a nós. Qual será nossa melhor arma para nos defendermos? Segundo a forte protagonista: A linguagem. 

A solução é comunicar-se, já que não podemos atacar, ou não queiramos (o que fica mais entendido no filme). Então, quase que como uma super-heroína das Letras, ela desvenda o idioma alienígena (que tem funções maiores do que a simples comunicação, o que não fica bem aprofundado e dá uma certa superficialidade prejudicial ao poder do idioma) e usa de suas palavras e poder argumentativo para convencer as pessoas a não serem instintivas, mas racionais.

Os argumentos fracos que ela usa para convencer pessoas (e até o exército americano, o mais belicoso do planeta) tão imersas nos problemas mundanos é um ponto a ser debatido na narrativa. Já a forma como aborda a situação, sem efeitos pirotécnicos e demonstração de puro "poder de computação gráfica" valorizam o filme e fazem jus à sua premissa. Sem falar na reviravolta na trama que é bem construida, tendo em vista as dicas dadas no decorrer da história.

Voltando ao nosso universo e ao momento em que o filme é lançado nos cinemas: Será que Donald Trump terá o caráter "diplomático" que Obama dizia ter? Ou será que agirá como a Rússia e a China do filme The Arrival? De maneira instintiva e "nada americana"?

The Arrival é um filme para suscitar questionamentos, não só sobre nosso contato com seres mais poderosos, mas principalmente sobre a intenção política do longa.

0 comentários: