#7b Review: Sid Meier's Civilization

Veja a Parte 1

    Civilization é muito mais complexo do que o que já foi dito. Mas, o jogador consegue jogar facilmente até a terceira versão da série, se complicando na quarta e tendo a melhor versão para iniciantes na quinta e mais recente aparição do jogo.
    Em Civilization III temos a primeira versão online do game, na expansão Play the World. Em Civilization IV surge a melhor versão via internet do jogo, que até hoje é o mais jogado, superando inclusive o quinto nome da série.
     Muitas foram as críticas dos gamers viciados em Civilization IV quando surgiu o novo game de 2010. Mas a verdade é que Civilization V é muito interessante para iniciantes, e possui belos gráficos e um novo sistema de território (hexagonal).



A Diplomacia

    Em Age of Empires os players podem trocar recursos entre os outros, mas raramente isso acontece. Em Civilization III essa ação era comum, se não uma das mais importantes no jogo. Nessa versão muitos gostavam de adquirir muito ouro para oferecer aos adversários em troca de tecnologias, indo às compras literalmente.
    Já no game de 2005, as coisas mudaram, e passa a ser inútil comprar tantas tecnologias pois o controle de gold e ciência está mais complexo. Quando você aumenta ou diminui a porcentagem de pesquisa científica, o ganho de ouro modifica-se inversamente.
   Quando não há ouro para adquirir tecnologias, pode ser importante ter um alto poderio militar. Intimidados, os inimigos podem ceder tecnologias ou recursos (como gado, peixes, pérolas, gemas, etc.) apenas pelo fato de temerem ser atacados caso não satisfaçam sua exigência. Claro que fica mais difícil quando você joga contra um companheiro humano, ou uma IA de maior nível.
    Diferente de Age of Empire, onde você entra em guerra sem anuncia-la, no game de Sid Meier você o faz. Clicando no botão “diplomacia” podemos ver as relações entre os líderes, sendo elas: Guerra, Paz, Open Borders, Proteção Mútua, etc.
    Além disse vemos também o contentamento que outros líderes tem com você: Amigável, Cuidadoso, Furioso, Aliado, etc.

As Unidades

    Vamos aqui falar um pouco das unidades do game Civilization IV, embora diferentes nas outras versões, a base é a mesma:

Civis: Settlers, Workers e Work Boats – Estes não combatem, mas fundam cidades e trabalham no seu terreno, oferecendo velocidade de produção às construções e outras unidades feitas na cidade, e aumentando seu território.

Reconhecimento: Scout, Explorador – Obviamente são aqueles que andam mais quadrados por turno para explorar o terreno.

Arqueiros: Arqueiros, Longbowman, Besteiros, etc. – Aqueles que usam flechas e arcos para atacar. Até o Civilization IV a vantagem deles é poder atacar antes de seu oponente numa batalha. Apenas em Civilization V você pode utilizar essas unidades para atacar de longe e não enfrentá-las diretamente.

Montarias: Chariot, Cavalaria, Elefantes de Guerra, etc. – Montados em cavalos essas unidades possuem uma vantagem que em versões antigas do game (como foi dito na primeira parte dessa matéria) não existiam. Essa vantagem é a de poder escapar de uma batalha antes de perdê-la. Em civilization V essa vantagem desaparece, pois outras unidades também a possuem.

Melee: As undiades de combate corpo a corpo, espadas, machados, etc.

Unidades de Cerco: Catapulta, Trebuchet, Canhão, etc. – Essas sim atacam de longe em Civilization IV, mas nas versões anteriores à terceira, elas defendiam unidades comuns de ataques inimigos, tirando um pouco da vitalidade dos que nos atacavam.

Unidades Navais: Work Boats, Galés, Ironclaws, etc. Com alguns deles apenas são feitos transportes de unidades, outros auxiliam no enfraquecimento da defesa da cidade inimiga. Em Civilizaton V essa estratégia mudará.

Gunpowder Units: Undiades que possuem armas de fogo, como os Fuzileiros, os Mosqueteiros e, mais no futuro, a Infantaria.

Armored Units: São os tanques de guerra e suas variações.

Existem também as undiades aéreas e os mísseis, sendo as duas unidades não destrutivas na quarta versão do game. Elas apenas facilitam a diminuição das defesas das cidades inimigas. Sendo o míssil ICBM, ou bomba atômica a que causa maior estrago. 

Na próxima postagem vamos encerrar a série Civilization com a análise do desenvolvimento das civilizaçõesn o jogo e falar sobre a última versão do game.

0 comentários: