#25 Opinião - A Invenção de Hugo Cabret

 

Aventura - 17 de Janeiro de 2012
 

Paramount Pictures - Martin Scorsese (Taxi Driver)
 
"Nada mais que uma belíssima homenagem ao cinema"

Nota: 85




Em "Hugo" ou "A Invenção de Hugo Cabret", um garoto órfão (Asa Butterfield) que mora numa estação de trem e tem a missão de encontrar uma chave em formato de coração para dar corda em um robô escritor em que trabalhava com seu pai até o dia de sua misteriosa morte.

Infelizmente o longa não tem grandes mistérios, ao contrário do que sugere, e só causará uma grande reviravolta na cabeça de quem conhecer o mágico George Meliès, que se tornou o primeiro cineasta de ficção trazendo os sonhos às telonas.

"A Invenção de Hugo Cabret" é, todavia, um filme infantil e não era sua proposta ter um mistério insolúvel nem uma reflexão complexa da vida. Vemos, todavia, uma preocupação em homenagear o homem que teve a idéia de apontar a câmera para pessoas fantasiadas e cenários mágicamente enfeitados e gravou filmes incríveis.

Esses efeitos criados por Meliès estão sendo recriados a todo momento nos dias atuais, e Scorsese fez genialmente essa relação nos mostrando cenas reinventadas em 3D de filmes clássicos, além de exibir imagens das primeiras plateias de poltronas viradas para uma tela em branco onde um retroprojetor mostrava uma "foto em movimento" de um trem se dirigindo às pessoas que assistiam, as quais fugiam assustadas, acreditando que a locomotiva iria transpassar a tela.

Sim recriar está nas principais intenções de Martin Scorsese neste filme, que embora tenha uma história repartida em duas - de certa forma bruscamente - possui também cenários belíssimos da Cidade Luz, com a estação em tons quentes e a cidade nevada bastante fria, mostrando as limitações do pequeno Hugo para sair de onde mora, agora sozinho.

Ver uma simulação de como Meliès filmava seus filmes, de quanto trabalho tinha para criar um cinema inovador, de como foi esquecido e relembrado nesse longa metragem é emocionante para qualquer um que ame o cinema. Merece estar na lista de indicados ao Oscar, mas não consegue passar a informação de que Meliès existiu de fato, já que muitos não o conhecem, sejam crianças ou adultos.

0 comentários: