#2 Review Especial: A Batalha do Apocalipse




 


A Batalha do Apocalipse: Da Queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo é um livro escrito pelo jornalista carioca Eduardo Spohr, publicado em 2007 pelo site Jovem Nerd, em 2009 pelo selo editorial criado pelo site e em 2010 pela Verus.

 

O Autor –


Eduardo Spohr (Rio de Janeiro, junho de 1976) é um jornalista, escritor, professor, blogueiro e podcaster brasileiro. É o autor de A Batalha do Apocalipse (ABdA), livro entre os mais vendidos no segundo semestre de 2010 no Brasil, Filhos do Edén: Herdeiros de Atlântida, uma trilogia spin-off de ABdA. Também escreveu em conjunto com Alexandre Ottoni e Deive Pazos, do blog Jovem Nerd, o livro Protocolo Bluehand: Alienígenas. Spohr participa também do podcast Nerdcast, do mesmo blog acima.

Spohr é um nerd, filho de um piloto de aviões e de uma comissária de bordo, tendo, por conta disso, a chance de viajar para vários países ainda na infância, quando já produzia escritos literários. Embora não tenha religião, seu contato com diversas culturas e a iminência de conflitos na Guerra Fria, durante sua juventude, o motivaram a escrever sobre o fim do mundo e religião em seu livro A Batalha do Apocalipse, situando a trama em várias civilizações. Antes de trabalhar nessa obra, estudou Comunicação Social, a princípio, dedicando-se à Publicidade, porém voltando mais tarde a sua preferência para a profissão de jornalista. Trabalhou os primeiros anos da década de 2000 como repórter, analista de conteúdo do portal iBest e editor do portal Click21.

Já como colaborador do blog Jovem Nerd ao participar do podcast Nerdcast, publicou seu livro na Nerdstore, loja virtual da página, por meio da qual vendeu mais de quatro mil exemplares, ainda sem amparo de editoras. Em junho de 2010, o Grupo Editorial Record publicou A Batalha do Apocalipse pelo selo Verus, vendendo, até dezembro do mesmo ano, 50 mil cópias.

Ele também possui dois blogs: http://filosofianerd.blogspot.com.br/, onde escreve sobre suas obras, suas filosofias e sua paixão, o RPG e também possui o http://hyperfantasia.blogspot.com.br/ em que escreve uma aventura de RPG dividida em capítulos.

Quando terminei de ler Filhos do Éden, contatei-o imediatamente via Twitter perguntando-lhe quando ele pretende lançar seu próximo livro, Filhos do Éden: Anjos da Morte (2ª livro da trilogia), e ele me respondeu que ainda estava escrevendo e pediu minha opinião sobre o que podia melhorar em sua obra. Também disse que tentaria lançá-lo ao máximo até o Natal, mas que podiam acontecer imprevistos por parte da Editora.

Sinopse –

Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o juízo final.

Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas, o dia do despertar do Altíssimo. Único sobrevivente do expurgo, o líder dos renegados é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na batalha do Armagedom, o embate final entre Céu e o Inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro do universo.

Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano; das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval. A batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana, mas também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, cheio de lutas heróicas, magia, romance e suspense.

  

Minha opinião –


A Batalha do Apocalipse não é apenas um livro fantástico baseado em fatos religiosos, é sim um grandioso universo (Spohrverso) que possui diferentes influências de diversas fontes, desde a Bíblia até o livro Demoniáco. Seu universo não é original, e sim algo totalmente influenciado por fatos ditos por outros livros, mas os encaixa de uma maneira tão bem feita que parece um mundo completamente novo. Spohr conseguiu criar um romance que prende o leitor em um assunto tão polêmico, talvez até desgastado, como é o Fim do Mundo, Fim dos tempos ou Apocalipse.

Ele não só possui um gigantesco, complexo e excelente universo, podendo ser comparado com as obras de J.R.R. Tolkien, mas também possui excelentes personagens, como a feiticeira necromante Shamira, par romântico do protagonista, o Anjo Renegado Ablon,  que, mesmo possuindo grande beleza, é mais focada em inteligência e suas opiniões. Possui também personagens, como O Rei Caído de Atlântida, Orion, que tem potencial para protagonizar outro livro.

As relações entre as personagens podem parecer estranhas a principio (uma feiticeira se apaixona por um Anjo Renegado?), ao longo da história o autor descreve de uma maneira que você irá entender os motivos de cada personagem e o porque de suas ações.

Para mim, A Batalha do Apocalipse é uma das maiores e, porque não, ambiciosas obras brasileiras. Possui um universo crível e personagens que mexem com o leitor, o faz sentir emoções diversas, imaginar como seria se eles realmente existissem. A forma que Spohr conta como o universo que vivemos foi criado e a sua explicações para os fatos de nossa realidade são tão convincentes que eu, e muitos outros, tomaram esses conceitos como a realidade.

A Batalha do Apocalipse não é só um livro, é uma explicação do mundo. Uma religião que, em minha opnião, realmente faz sentido acreditar.

Filhos do Éden –



A mais nova obra de Eduardo Spohr, Filhos do Éden, é uma trilogia que conta a história de ABdA com outro ponto de vista, ou seja, é uma história com novos personagens, novos relacionamentos, mas com o mesmo universo criado pelo autor. São até explorados outros conceitos no universo, conceitos que já existiam, mas não foram muito citados na ‘Batalha’.

Neste livro, o leitor se aproxima mais ainda com as personagens, pelo fato que a maior parte do livro é passada na Haled, a nossa realidade mundana. Os personagens são mais frágeis, mais humanos. O segundo livro da série, Anjos da Morte será continuação direta de Herdeiros de Atlântida, e será lançado, segundo o autor, no máximo no fim desse ano ou no início de 2013, se o mundo não acabar em 2012 como conta o livro, é claro.


LINKS:

Link para o primeiro capítulo de ABdA:
http://jovemnerd.ig.com.br/abatalhadoapocalipse/ABdA_previa.pdf

Link para o site do livro, com audiodramas feitos por famosos dubladores brasileiros, como Guilherme Briggs e Fernanda Fernandes:
http://www.abatalhadoapocalipse.com/

Link para o site do livro Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida:
http://www.filhosdoeden.com/

Link para o podcast Nerdcast sobre A Batalha do Apocalipse:
http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-80-a-batalha-do-apocalipse/

Link para o podcast Nerdcast sobre Filhos do Éden (possui spoilers sobre ABdA):
http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-276-filhos-do-eden-e-o-spohrverso/

Link para o trailer do livro:
http://jovemnerd.ig.com.br/jovem-nerd-news/livros/veja-o-trailer-de-a-batalha-do-apocalipse-para-os-cinemas/

Link para a capa da versão holandesa:
http://jovemnerd.ig.com.br/jovem-nerd-news/livros/conheca-a-versao-holandesa-de-a-batalha-do-apocalipse/

Link para a capa da versão portuguesa:
http://jovemnerd.ig.com.br/jovem-nerd-news/livros/confira-a-capa-portuguesa-de-a-batalha-do-apocalipse/

Recomendo assistir as duas partes da entrevista para entender melhor os conceitos e a origem de Eduardo Spohr:
Link para entrevista do autor no Programa do Jô (parte 1):
http://www.youtube.com/watch?v=eT1ZmHjbgKA

Link para entrevista do autor no Programa do Jô (parte 2):
http://www.youtube.com/watch?v=BSBeYZbysSU

Link para a camiseta de A Batalha do Apocalipse na Nerdstore (que inclusive comprei):
http://www.nerdstore.com.br/produto/camiseta-a-batalha-do-apocalipse.html

0 comentários: