Na mostra de curtas ontem a noite no Cine PE foram apresentados três vindo de cidades de fora de Pernambuco. Os respectivos realizadores adoraram o convite para levar sua produção para fora das fronteiras do local de origem. O primeiro a ser apresentado foi o filme "Depois da Queda" de Bruno Bini (Mato Grosso):
Produção: Keiko Okamura
Direção: Bruno Bini
Roteiro: Bruno Bini
Fotografia: André Luis da Cunha e Krishna Schmidt
Direção de Arte: Carol Araújo
Som: Hilen Campo
Montagem: Bruno Bini
Trilha Sonora: Vanguart, Kayamaré, Zorato, Dois a Um e Eduardo Lehr
Esse foi o curta mais aplaudido pelos presentes na plateia. Plateia essa que, segundo Bruno Bini e os outros diretores, fazia a diferença pois o curta deles nunca tinha sido apresentado para tantas pessoas, nem o próprio longa que encerrou a noite: "À Beira do Caminho", da Foxfilms que ainda nem havia estreado.
Porém, não quer dizer que esse filme de dezessete minutos tenha sido extremamente superior aos outros dois. Misturando comicidade e tragédia, Bini nos trouxe uma dinâmica história de um casal (Murilo e Marina) e um viúvo que se interligariam de forma misteriosa e tragicômica após o suicídio do pai de Murilo.
O filme tem uma lógica muito interessante, montagem de qualidade e algumas referências à cultura pop. Misturando mistério, com filme de assalto, drama e comédia, resulta numa sensação diferente para quem assisti-lo.
Em seguida, veio o filme O Descarte, dos curitibanos Carlon Hardt e Lucas Fernandes. Segundo eles o filme foi inicialmente pensado para a população local da capital do Paraná, mas ficaram agradecidos por virem a Pernambuco.
Produção: Vânia Mezzadri
Direção: Carlon Hardt e Lucas Fernandes
Roteiro: Carlon Hardt e Lucas Fernandes e Vânia Mezzadri
Direção de Arte: Carlon Hardt e Lucas Fernandes
Som: André Nigro e Eugênio Fim
Trilha Sonora: André Nigro e Eugênio Fim
O Descarte não é um filme feito só para Curitiba, é inteligente, ousado e uma ANIMAÇÃO ESPETACULAR em questões técnicas. A entrada é uma obra de arte e a história, embora tenha ficado um pouco confusa e algumas pessoas não tenham entendido, merece ser lembrada.
É com curtas desses que vemos que podemos superar muitos filmes de suspense e ação internacionais e bastam apenas quinze minutos.
Um dos problemas do curta porém é o áudio das falas iniciais que em contraste com a música foi quase inaudível. Em geral foi uma ótima experiência que pode lembrar as cenas orientais de animação vistas em certo filme de Quentin Tarantino.
O curta seguinte foi da florianopolitana Cíntia Domit Bittar, que também foi muito bem recebido pela plateia.
Produção: Novelo Filmes
Direção: Cíntia Domit Bittar
Roteiro: Cíntia Domit Bittar
Fotografia: Denny Sach
Direção de Arte: Bruna Granucci e Estúdios Margot
Som: Ameixa
Montagem: Cíntia Domit Bittar
Trilha Sonora: Mateus Mira
Elenco: Henrique Cézar e Amélia Bittencourt
Em "Qual queijo você quer?", dois personagens fazem um diálogo sobre a vida de casal que tiveram até o presente momento. Essa discussão é gerada pelo pedido do marido para que a esposa comprasse queijo na venda. Esse pedido, representando a rotina monótona, desperta revolta da mulher que vê no seu apartamento minúsculo o desperdício de uma vida de glória. Os dois atores estão muito bem e fazem uma conversa bem realista.
Como uma verdadeira crônica, o curta tocou na alma de muitos na plateia e levantou questões não muito inovadoras, mas que ajudam a refletir sobre nosso próprio dia a dia.
LINKS:
Teaser - O Descarte
Trailer - Qual Queijo Você Quer?
0 comentários: