#20 Review - Her Story



Neste jogo você está atrás da tela de um computador antigo buscando vídeos de uma entrevista misteriosa para descobrir o segredo da trama. A primeira pergunta que me fiz foi pensar no sentido da frase-título em inglês. Her Story (A História Dela). Será que se refere a uma versão dos fatos da protagonista? Ou talvez seja só a história de vida dela que seja interessante? Spoilers adiante. 



Eu não podia estar mais certo e mais errado.
O jogo, de Sam Barlow, criador de Silent Hill: Shattered Memories and Aisle, surgiu através do Greenlight do Steam e vai além do que eu esperava. Como diz sua própria descrição:

In 1994 a British woman is interviewed seven times

about her missing husband. This is her story.


Mas vamos primeiro explicar como funciona.

Este game utiliza uma mecânica já utilizada no cinema por alguns poucos realizadores estrangeiros, como o filme do brasileiro Pedro Rocha, "Kynemas", que realizava uma montagem ao vivo com um filme de seu pai Glauber Rocha. E ainda o filme-jogo "A Gruta" que brinca com a ideia do RPG de livros interativos, onde se escolhe opções que levam a finais alternativos.

Particularmente, em Her Story, o jogador "escolhe" a ordem que conhece a história do game pesquisando por palavras chave num banco de dados com vários vídeos de entrevista que servem de pistas para o entendimento da trama.

O suspense deixado por mensagens cortadas na metade é essencial para a atmosfera, e os reflexos de tela que simulam um computador antigo também. A trilha sonora é simples e o áudio ambiente é repetitivo, mas útil para compor a ambientação.

A quebra dessa repetição leva a uma apreensão digna de jogos de terror. A medida que se aprofunda na história dela, mesmo que numa ordem reversa (o que a mecânica desenvolvida tenta impedir, mas não tanto, nos dando certa liberdade), a tensão aumenta e o mistério inicial torna-se plano de fundo.

Resumindo, Her Story é uma interação audio-game-visual que mostra que uma boa história não precisa ser contada numa ordem usual e que o jogador não é tão estúpido ao ponto de precisar de um quiz bonitinho antes dos créditos para saber se entendeu tudo. Mais um achado do Greenlight.

Mais informações você encontra aqui: http://www.herstorygame.com/

0 comentários: