#44 Opinião - Submarino (2010)


Com roteiro e direção do também comediante, ator e apresentador inglês Richard Ayoade, Submarino (2010) é uma adaptação do romance homônimo de Joe Dunthorne, lançado em 2008.


O filme funciona com uma divisão em capítulos parecida com um livro e são nessas divisões que ocorrem o desenvolvimento. O "Prólogo" mostra os primeiros passos da história com a narração do personagem principal e nos revela um mundo à ótica de Oliver Tate (Craig Roberts), o protagonista do enredo. Se trata de uma visão adolescente, confusa e estranha, de modo a ser também engraçada. De fato, o humor é um traço marcante nesse filme, que acaba diferenciando-se de comédias adolescentes comuns, ora pelo drama interessante, ora pela seriedade de Oliver ao encarar coisas que ele encara como verdades absolutas, mas que podem ser interpretadas como inocência. 

As partes que seguem conduzem a história de um jeito cativante. O garoto arruma um relacionamento com Jordana (Yasmin Paige) e a química entre os dois é fenomenal. O jeito que eles escolhem gastar seu tempo juntos é um tanto esquisito, mas essa esquisitice fica de lado e abre portas para o telespectador viver momentos mágicos com os dois. 

O clímax é marcado por decisões que o protagonista tem que tomar para salvar seu próprio relacionamento e o de seus pais também. O personagem é adolescente e age como tal, mas o filme não passa a ser cansativo nem infantil por isso. É perceptível o esforço de Oliver para resolver todos os problemas que ele vive (a maioria causados por ele mesmo). 

É um filme simples, mas não é um filme qualquer. As situações são cativantes pelos sentimentos que os personagens desenvolvem ao longo do filme. A narração funciona muito bem e destaca um protagonista solitário, pensativo, calculista e inocente. Talvez não seja um fator essencial, mas que casou muito bem para ressaltar a construção do personagem. O grande destaque fica mesmo para a trilha sonora fantástica cantada pelo vocalista do Arctic Monkeys, Alex Turner.

0 comentários: