Animação - Estreou em 8 de abril de 2011 no Brasil
20th Century Fox - Direção de Carlos Saldanha e Roteiro de Don Rhymer
'Rio' é o filme de animação mais esperado pelo povo carioca e brasileiro em todos os tempos, ou pelo menos o mais comentado. Não só aqui, como no mundo inteiro o longa foi bem divulgado e rendeu frutos bem verdes para as bilheterias ao redor do globo. Com um roteiro simples e personagens não tão marcantes quanto em a Era do Gelo, o longa animado não supera, pelo mesmo motivo - em minha humilde opinião - a grande surpresa do ano (Rango), muito menos é a melhor obra de Carlos Saldanha.
Antes de tudo, Saldanha fez um ótimo trabalho em Rio, e representou com muita alegria e cor a sua cidade natal. A parte técnica da animação, se não supera, iguala-se com o longa do camaleão doméstico. Mas os dois filmes sofrem do mesmo problema: Mensagem ecológica demais, roteiro bom de menos.
Durante o filme você rirá e vibrará com os atos heróicos e cenas criativas, porém verá exageros e incoerências nos personagens, principalmente no carioca Túlio, muito exagerado em seu lado louco e pouco explorado em seu lado romântico.
Algumas piadas saem forçadas demais, porém o filme compensa no visual, nos momentos cômicos efetivos e nos belíssimos musicais que acalmam os ânimos do filme ágil e quente, tal qual o Rio de Janeiro, lindamente homenageado nesse longa!
0 comentários: