Categorias do Oscar

Direção de Arte:

A Vida de Pi - Indicado no Oscar de 2013
O diretor de arte trabalha em várias áreas de um filme, como a coloração predominante, figurino, maquiagem, ângulos de filmagem (que possuem seus próprios prêmios separados), pois irá mostrar, no cenário, o que de melhor foi escolhido pela direção de arte para ser apreciado pelo público.





Direção de Fotografia:

Anna Karenina - Indicado no Oscar 2013
O diretor de fotografia tem a responsabilidade de transferir ao filme o visual registrado no roteiro, ou seja, irá escolher cenários equivalentes ao planejado pelo roteirista. Além disso é de sua reponsabilidade também a escolha do material apropriado para cada filmagem, além de poder interferir em outras áreas da produção se isso afetar o descrito no roteiro.




Montagem ou Edição:


Argo - Indicado no Oscar 2013
A montagem ou edição é como o filme é ordenado narrativa, visual ou dramaticamente. É um segmento do cinema de pós produção, pois é realizado após as filmagens, podendo ser visto como a organização de um texto quando se tem em mente ou em pesquisa todo o assunto a ser falado.

O roteiro - principalmente dos filmes atuais - é geralmente ordenado de forma não cronológica e cabe à direção de montagem organizar as cenas de forma fiel a ele.

Edição e Mixagem de Som:

007 Skyfall - Indicado às duas categorias em 2013
A edição de som é trabalho de quem está presente nas gravações com o equipamento de captação de som e registra todas as formas de áudio realizadas na gravação do filme e após isso organiza-a em ordem, já que o filme não é gravado linearmente.

Já a mixagem de som ocorre na pós produção, quando irá adicionar aos sons da gravação as músicas e sons que não existiam até esse momento (como explosões, ou sons aprimorados).


0 comentários: