#31 Opinião - O Som ao Redor


Data: 05/01/2013
Diretor: Kleber Mendonça Filho


Drama - 05 de Janeiro de 2013
 

Kleber Mendonça Filho (Recife Frio)












Premiado em vários festivais no Brasil e no Mundo, se passa em um bairro de classe média de Recife. O filme se divide em dois grupos de personagens, ligados pelo local onde moram.  O foco principal do roteiro é relação entre eles, que é feita através de situações do cotidiano de qualquer grande cidade brasileira.

A maioria das cenas é acompanhada de um som de fundo, são barulhos típicos da cidade, com crianças gritando, cachorros latindo, construções, carros de som e etc. O barulho é muito importante na ambientação do filme e influência na vida dos personagens. Também mostra o lado violento da cidade, com assaltos e venda de drogas.

O principal mérito do filme, é retratar a cidade como ela realmente é. Moro em Recife e a primeira coisa que pensei ao sair do cinema foi que eu ainda estava no filme.

É o primeiro longa de Kleber Mendonça Filho, que já havia feito quatro curtas e um documentário. Sua direção é excelente, principalmente pelos motivos já citados.

O elenco é desconhecido do grande público, muitos estreiam no cinema nesse filme. Suas atuações são muito boas, com muita naturalidade. Os personagens parecem pessoas reais, que estão ai, vivendo o seu dia-a-dia.

Infelizmente, o filme não tem grande circulação e poucas pessoas vão poder vê-lo no cinema. Mesmo com toda a repercussão internacional é um filme desconhecido, o que mostra que no Brasil, para se fazer sucesso, o filme precisa ter atores famosos e ser distribuído pela Globo Filmes.

0 comentários: