#18 Opinião - Apollo 18



Sci-Fi - Suspense - 02 de Setembro de 2011
PlayArte - Direção de Gonzalo López-Gallego - Roteiro de Brian Miller
Nota - 45

A Bruxa de Blair, REC e Atividade Paranormal criaram cenas eficientes de suspense e conseguiram uma “documentação” de qualidade do que se passa no cenário em que cada longa se encontra.  Do contrário, Apollo 18, em meio a um início promissor, possui cenas fracas que nos levam até a lua com três dos piores perfis de personagens já vistos na tela do cinema.

Em Apollo 18, que mostra um suposto documentário de uma missão tripulada secreta da NASA com destino à lua depois da última missão (sem tripulação) registrada.

Quando se trata de um filme de “falso documentário” como gostam de chamar, (já eu discordo desse nome) o objetivo não é literalmente convencer o espectador de que a película seja real, mas sim fazê-lo buscar explicações para as duvidosas imagens.

Em Apollo 18 nós recebemos dois mistérios: Por que a missão é secreta e o que matou os russos encontrados na lua. Essas duas perguntas são respondidas claramente até a metade do filme e o resto é baboseira pra quem quer se agarrar na única pista sobre a vida de um dos astronautas e vê-lo retornar ao seu filho.

Mas a verdade é que o maior personagem de Apollo 18 deveria ser a trama, e da metade para frente não foi.

Algo semelhante acontece com a divulgação, que é de extrema importância. Mas o marketing de Apollo 18 desaponta. Alguns podem até ter ido ao cinema com uma conspiração em mente, mas é fraca a tentativa da equipe em fazê-lo, quando eles simplesmente dizem que são filmagens reais. Obviamente ninguém acreditou.

Menos interessante e assustador que A Bruxa de Blair e REC, Apollo 18 consegue mais cenas de tensão legais e aliens bem originais, não pela semelhança com as aranhas, claro, mas pela falsa identidade de rochas. Além disso o que mais me agradou no filme foi o conjunto cenário e circunstâcia. Nada contra as casas assombradas, demônios, bruxas nunca vistas ou zumbis. Mas venhamos e convenhamos, viagem à lua só teve uma.

Ou não.

0 comentários: