#19 Opinião - O Homem do Futuro


Comédia Romantica - 02 de Setembro de 2011
Paramount Pictures - Direção e Roteiro de Cláudio Torres
Nota - 85

O Homem do Futuro é um filme diferenciado do cinema brasileiro, porém com as marcas características do diretor ao misturar romance e ficção. Em ‘A Mulher Invisível’, a ficção não era científica, portanto podemos dizer que ‘O Homem do Futuro’ é uma das poucas obras do gênero no Brasil, mas com o foco voltado para o romance, também lembrando ‘A Máquina’ de João Falcão.

Vemos em ‘De Volta Para o Futuro’ e no seriado ‘LOST’ uma divertida confusão nas nossas cabeças quando tentamos entender o contexto do tempo e as causas que os atos dos personagens irão causar. No filme de Cláudio Torres não temos uma trama complexa no sentido do passado-futuro, mas esse não é o objetivo do longa.

As viagens no tempo são um modo criativo que Torres encontrou de nos passar a história de amor entre Zero (Wagner Moura) e Helena (Alinne Moraes). E além da forma como é contado, o romance por si só já é original.

Vemos Zero ser humilhado pelo seu grande amor. Mas o porquê é desconhecido para nós, espectadores, e só será revelado quando o protagonista volta, acidentalmente no tempo (depois de testes em seu acelerador de partículas) e tenta ajudar ao seu eu de 1991 a salvar esse relacionamento.
                 
O que não agrada no filme é pouca coisa: Algumas cenas de clichês ou forçadas, mas que não machucam nossa inteligência, além da falta de aproveitamento do grande personagem que poderia ser o colega de Zero, Otávio. Mas antes falta de aproveitamento que uma inserção forçada de mais um personagem na trama.

Entre “easter eggs” de ‘De Volta Para o Futuro’ (O Zero cientista tem a personalidade parecida com a de Doc), ‘O Exterminador do Futuro’ e Lisbela e o Prisioneiro vemos um conto de amor que aproveita bem a característica do fantástico e provocará riso no rosto de quem for ver esse longa!
               

0 comentários: