#7a Review: Sid Meier's Civilization

Civilization é uma série de jogos desenvolvida pelo renomado Sid Meier, programador canadense que fundou a MicroProse e depois a Firaxis Games desenvolvendo diversos jogos de estratégia e uma adaptação do jogo de cartas Magic. Essa série se baseia no estilo de jogo semelhante ao mais conhecido Age of Empires, porém, com muito mais possibilidades de gerenciamento e uma necessidade maior da estratégia, já que o jogo é baseado em turnos.

A primeira versão do game possuia a mesma base que existe em Civilization V a mais recente versão, e já testada pelo blog. Em Civilization os gráficos já antigos não reduziam as inovações no sistema de estratégia, onde já existiam animações de contruções e o efeito de revolta popular como podemos ver no vídeo.



Na segunda versão o game ficou muitíssimo parecido com o primeiro, apenas melhorando os gráficos, mas com poucas modificações na jogabilidade do game. Nele ainda comandamos uma civilização desde 5000 a.C até os tempos modernos e futuros. Passando por todas as eras de desenvolvimento da história da humanidade.

A diferença entre Civilization e os jogos de estratégia em tempo real, além do fato óbvio de ser jogado em turnos, é a jogabilidade dividida em quatro partes: Guerra, Finanças, Desenvolvimento e Diplomacia.

GUERRA

Mobile Warface torna o Exército inútil
Produção de Guerreiros - Em AoE, para produzirmos determinadas classes de guerreiros temos que nos preocupar com duas coisas: Atualizar nosso centro urbano para poder construir um centro de treinamento e melhorar as condições desse centro para produzir guerreiros mais fortes. Em Civilization II as coisas são diferentes. Quando descobrimos uma tecnologia que possibilite o desenvolvimento de armas novas, os guerreiros já podem ser treinados, mesmo sem uma construção especifica para isso (ou seja, sem um exército na cidade). Mas se construirmos um exército na cidade podemos produzir guerreiros mais fortes.

Aquele soldado não está sozinho
Falando em Números - Produzimos um guerreiro por vez em Age of Empires e esse guerreiro é único, porém em Civilization temos a produção de uma unidade que equivale a uma frota inteira de guerreiros, ou seja, aquela unidade é um valor simbólico para, na verdade, uma guerra mais realista do que as de AoE. Em Civilization II, porém, essa unidade é representada por apenas um guerreiro, o que tira a veracidade da batalha, assim como ocorre em Civilization.

A Batalha - Em Civilization a batalha é de vida ou morte, sendo assim, uma unidade sai vencedora e a outra é dissolvida. Mais para a frente falaremos de como a série tratou esse fato no decorrer dos tempos. Enquanto isso, em Age of Empires, o jogador, percebendo que a derrota é iminente pode tentar escapar do inimigo em tempo real. Observe a tabela abaixo:


Finanças – Esse é um dos aspectos de Civilization que pode desagradar aos jogadores ávidos por praticidade de games em tempo real, e um dos fatores que atraem os fãs do game baseado em turnos.

Em AoE vemos em cima de nossa tela os ícones que representam Madeira, Ouro e Pedra, além do número máximo de unidades que podemos treinar. Em Civilization II é completamente diferente, e explicar tudo aqui iria causar um inferno na sua cabeça, então vamos resumir:

Cada quadrado do terreno de civilization representa um tipo de terra ou de oceano, que detém características próprias, como material de trabalho (rochas e madeira), ouro, ou comida, Porém, para ter esses itens esses quadrados precisam estar dentro de sua cidade e nem todos podem ser usados:

Cada uma das suas cidades tem uma produção diferente. Essa produção é composta por: Comida, escudos, ouro e recursos.

A comida representa o crescimento da cidade, quanto mais comida, mais rápido aumenta o nível dela. Quanto maior o nível da cidade mais quadrados de terras (com suas características próprias) serão possíveis de usar, e é você quem decide quais está precisando (Madeira? Uma mina de ouro? Um campo de trigo?).

Recursos, são itens necessários para produzir certos guerreiros, como os Swordmans, que possuem espadas de ferro, necessitando desse minério para produzi-los. Os escudos são a produção da cidade, ou seja, a velocidade com que se constrói edificações nas cidades. Já o ouro serve para negociar tecnologias e recursos com outras civilizações, as quais você deve estar em paz para esse fim.

Esse sistema de finanças e de recursos permanecem praticamente intactos até Civilization V.

Ufa! Para não alongar muito a conversa, vamos deixar para falar de Diplomacia e Desenvolvimento em outras postagens! Aguarde!

4 comentários:

  1. Prefiro o jogo para a Playstation 3... acho que o jogo para a PS3 está melhor conseguido. Pena que não façam uma nova versão!
    www.viagensdocasaldubaveli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito da adaptação de Civilization para o XBOX e PS3. Mas realmente não fizeram uma nova versão... Mas eu vi uma notícia em Abril de que a Firaxis estaria contratando para a produção de um jogo para 360 e PS3, então é esperar para ver...

    ResponderExcluir
  3. Poderia ter link para download no Torrent (Y)

    ResponderExcluir