#01b - Ranking: Melhores Jogos 2012

 Alex Moura - 


1
º - The Walking Dead (Xbox 360, PS3 e PC)

Versão jogada: PC
Muitos podem ser contra a escolha desse game como melhor do ano devido a seguinte pergunta: "Como pode um 'point and click' ganhar tal título?". Um jogo não é só narrativa, mas muitos dos quais se centram nela (como o brilhante "To The Moon" e - indo mais aos jogos comerciais - a valorizada franquia Uncharted) tem se firmado como games de alta qualidade. The Walking Dead tem um roteiro e envolvimento de jogador-personagens acima da média. A jogabilidade não precisava ser extraordinária para colocá-lo no topo da minha lista.


2º - Don't Starve (PC)

O magnífico Don't Starve, em sua versão de teste aberto, se assemelha a um Minecraft de Tim Burton. Porém o jogo ganhará objetivos mais claros com sua versão final.









3º - FTL (PC)



Os jogos Indies vêm ganhando espaço, e são três nessa lista. FTL é um jogo de estratégia com gráficos simples, músicas belíssimas e jogabilidade complexa que trás o que os games antigos e novos tem de melhor.








Jogos que deixei de jogar em 2012, mas quero jogar em 2013:
Journey (PS3)
Far Cry 3 (Xbox 360, PS3 e PC)
Miasmata (PC)



Caio Mota - 


1
º - The Walking Dead (Xbox 360, PS3 e PC)

Versão jogada: PC

A Telltale fez o que ninguém esperava: conseguiu os direitos de uma série de quadrinhos muito boa, que possui uma das séries mais famosas do mundo para adaptá-la para os videogames e acabou superando as duas mídias em todos os aspectos possíveis, cravando os nomes Lee e Clementine no mural de personagens clássicos dos videogames. 










2º - Sleeping Dogs (Xbox 360, PS3 e PC)
Versão jogada: PC



Uma das melhores experiências que já tive num jogo mundo aberto, jogo que eu não esperava nada, e até tinha certo preconceito ao ver trailers de jogabilidade de suas versões antigas, mas tudo isso foi esquecido ao ser apresentado a Wei (FUCKING) Shen. Clique para ler o review completo















3º - Spec Ops The Line (Xbox 360, PS3 e PC)
Versão jogada: PC

Pode não ter sido um jogo que revoluciona em sua mecânica, nem no que se trata, mas, com certeza absoluta, Spec Ops: The Line é o jogo mais importante desde Half-Life 2. Um jogo que "finge" seu público ser mesmo público de Call of Duty, para supreendê-los com um choque de realidade e faz sua fama por seu enredo e moral, sendo do mesmo tema de Call of Duty, é, sem sombra de dúvidas, um jogo muito importante.

4º - Journey (PS3)


Se você tem acesso de qualquer forma possível a um PlayStation 3 e ainda não jogou Journey, você está perdendo uma experiência magnífica sobre o significado e a importância da amizade.


5º - Mass Effect 3 (Xbox 360, PS3 e PC)
Versão jogada: PC

Mass Effect 3 pode não ser o melhor da série. Mass Effect 3 pode não parecer um jogo bom para quem olha de longe, através de inúmeros reviews disponíveis na internet. Porém, Mass Effect 3 é o desfecho de toda a jornada que muitas pessoas experienciaram desde 2007, o desfecho do RPG que marcou essa geração.




- Menções honrosas - 

6º - Hotline Miami (PC)
7º - Mark of the Ninja (Xbox 360 e PC)
9º - Dishonored (Xbox 360, PS3 e PC)
10º - Assassin's Creed III (Xbox 360, PS3 e PC)


- Ivan Mota -

1
º - The Walking Dead (Xbox 360, PS3 e PC)

Versão jogada: PC

Utilizando o mesmo universo da famosa HQ de mesmo nome, o jogo é um dos mais importantes dos últimos tempos. Se destaca pela narrativa, com um roteiro muito bem feito, onde os personagens são o foco principal. Foi lançado originalmente em episódios, 5 no total, um formato que funcionou muito bem, pois não deixava o jogo cansativo e sempre criava expectativa para o próximo. O jogo tem estilo semelhante ao de Heavy Rain, um adventure com muitas escolhas morais, quick-time events para cenas de ação e várias possibilidades de dialogo. As atuações são excelentes e o gráfico mais cartunesco funcionou muito bem.


2º - Spec Ops - The Line (Xbox 360, PS3 e PC)
Versão jogada: PC

A maior surpresa do ano, confesso que nem tinha ideia da sua existência antes do jogo sair. O que parecia ser mais um jogo de guerra genérico, se mostrou um dos jogos mais inovadores do ano. Não no quesito jogabilidade, que é bem comum e algumas vezes falha, nem por seu estilo, shooter em e 3ª pessoa, mas sim pelo seu roteiro surpreendente, que nos mostra um outro lado da guerra, nos levando a questionar se o que estamos fazendo é certo. Os gráficos são muito bons, a cidade de Dubai devastada por uma tempestade de areia ficou incrível. As atuações são fantásticas, com destaque para Nolan North, que faz o protagonista, Cap. Martin Walker.

3º - Max Payne 3 (Xbox 360, PS3 e PC)
Versão jogada: PS3

A 3ª parte de um dos meus jogos favoritos, era o jogo que mais esperava esse ano.Ambientado em São Paulo, o jogo mostra Max Payne mais velho, trabalhando como segurança de uma rica família, e com cada vez mais problemas com a bebida. O ponto forte do jogo é jogabilidade, tem um dos melhores sistemas de tiro que já joguei, que com o bullet time fica mais bonito e divertido. Os gráficos são muito bonitos, São Paulo ficou bem retratada, tirando a parte da perseguição de lancha no Rio Tietê. A dublagem de Max Payne ficou muito boa, as partes em português tem qualidade variada, enquanto alguns personagens parecem americanos tentando falar o nosso idioma, outros (principalmente os inimigos) ficaram muito realistas.



4º - Sleeping Dogs (Xbox 360, PS3 e PC)
Versão jogada: PC

Também foi uma grande surpresa. O jogo sofreu muito para ser lançado, antes, era a 3ª parte da série True Crime, mas foi cancelada e felizmente ressurgiu como uma franquia nova. Se passa em Hong Kong, a parte mais ocidentalizada da China. E o protagonista é Wei Shen, um policial infiltrado na mafia local. É um jogo de mundo aberto, que ao contrario da maioria dos outros jogos do gênero, tem foco no combate corpo-a-corpo, muito parecido com o Batman Arkham Asylum/City. O jogo se divide em missões da policia e da Tríade (Máfia chinesa), o que funciona muito bem. Os gráficos são muito bonitos, principalmente na versão de PC. As rádios que tocam nos carros são muito boas, com estilos muito diferentes: Indie Rock, Metal, Dubstep, Rap, Clássica, entre outros.


5º - Journey (PS3)



Não considero Journey um jogo comum, para mim, é uma experiência. Recomendo que seja jogado da maneira que eu fiz. Sem saber muita coisa sobre ele e terminando ele de primeira, o que não é difícil, já que possui apenas 2 horas. É um dos jogos mais bonitos já feitos, todos os cenários parecem obras de arte. Falar mais que isso pode ser considerado spoiler.


Jogos que deixei de jogar em 2012, mas quero jogar em 2013:
Far Cry 3 (Xbox 360, PS3 e PC)
Forza Horizon (Xbox 360)
Persona 4: Golden (PS Vita)
FEZ (Xbox 360) 
The Darkness II (Xbox 360, PS3 e PC)

3 comentários:

  1. cara, até gosto de de walking dead como serie, mas acho que como jogo ele não deu muita liberdade de "fazer o que eu quero" como em gta, onde você tem 101% de possibilidade de fazer o que achar mais legal, mesmo que hajam missões ainda existem mais de 1 opção até você conseguir passar pela outra! a pesar que tambem não gosto de gta IV, mas espero que o gta V seja melhor, com seu conhecimento sobre jogos, você pode me ajudar a entender melhor como vai ser a jogabilidade do gta V? obrigado pessoal do cine e console, vcs me ajudam muito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, GTA V será basicamente igual aos outros GTA's, mas com a diferença que o jogador poderá controlar 3 personagens, podendo trocar de personagem praticamente quando quiser e supostamente poder fazer a mesma coisa porém por outros pontos de vista.

      Excluir
  2. muito legal sua visão em relação ao jogos de gta cara, obg grupo do cine console

    ResponderExcluir